quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Crepúsculo: Amanhecer parte 2 ou Drácula da Bram Stroker? Quem arrasa no figurino???

O queridinho dos jovens nas telonas de cinema, chega ao fim de sua exibição, embora eu acho que nessas férias teremos mais sessões da saga de Crepúsculo: Amanhecer Parte 2.

Essa semana fui levar a filhota para assistir o filme e prestei bastante atenção no figurino, e na fotografia. Resolvi postar sobre isso, na verdade eu ia falar só sobre esse filme, mas ao pesquisar, eis que me veio imagens do clássico Drácula de Bram Stroker dirigido pelo mestre Frans Ford Coppola de 1993, e então pensei: por que não fazer um duelinho entre eles? Qual filme leva o prêmio de melhor figurino? (Inclusive Drácula ganhou o Oscar de Melhor Figurino) e acho até covardia a disputa, mas se a gente observar a proposta dos filmes a coisa fica mais amena, Drácula é um épico antigo, Crepúsculo já é mais jovem, atual, moderno. Logo a diferença dos figurinos é evidente, mas também não podemos nos esquecer de analisar  todos os personagens de Amanhecer, como o clã dos Volturis, que eu adorei!

Volturis, figurino mais clássico do universo "vampiresco"




 Alguns dos figurinos de Amanhecer - parte 2  
O responsável pelo figurino de Amanhecer parte 2 é Michael Wilkinson. Fazendo uma analogia   eu me lembrei   muito da grife de Calvin Klein, mas apenas quando os protagonistas e antagonistas entravam em cena (o casal  Edward, Bella e sua família). 

Sobre a Calvin Klein ela foi  fundada por Calvin Richard Klein (Bronx, Nova Iorque, 19 de novembro de 1942) é um estilista americano de origem ,judaica húngara. 
Calvin Klein é também o nome da marca de roupa comercializada pela sua empresa, inaugurada em 1978. Hoje, sua marca, cuja loja matriz é situada em Nova York, é uma das grifes mais famosas do mundo. A Calvin Klein, pelo menos para mim, é uma das marcas mais minimalistas que eu conheço e para quem não sabe o que é minimalismo, vai aí uma dica: No minimalismo, tudo é mais limpo, mais reto, mais geométrico e com poucos detalhes. As peças podem ser chamadas de “comportadas”. 
Fontes: Wikipedia e Blog Passaneura

O estilo minimalista de Clavin Klein

Já sobre Drácula, a responsável pelo figurino foi Eiko Ishioka, que faleceu esse ano,  com 73 anos. Ela buscou referências no século XVII, figurinos, extremamente trabalhados e ricos, eles realmente conseguem se destacar no meio da trama e só auxiliam no conjunto da beleza visual da produção. 
Drácula e seu figurino
A inspiração do figurino de Drácula foi da era Vitoriana no Reino Unido foi o período do reinado da Rainha Vitória, em meados do Século XIX, a partir de Junho de 1837 a Janeiro de 1901.
Após um período em que a imagem é suavizada e simplificada, temos novamente na história uma época de excessos e grandes volumes. Maquiagem pálida com boca e olhos extremamente marcados. No vestuário masculino tornava-se cada vez mais sóbrio:Traje de alfaiataria clássica (fraque, casaca, colete e calça)
são algumas cracterísticas do estilo.
Blog: Wikipedia e teoriacriativa.com e wikipédia


Rainha Vitória, referência na moda até os dias atuais.
 

E então, qual dos filmes tem o melhor figurino para você?

2 comentários:

Morgana Araujo disse...

Menina, eu continuo com o Bram Stroker, não é preconceito mas nada como um clássico!!!

Laine K disse...

Gostei muito do figurino de AMANHECER (eu vejo tudo que sai sobre vAMPS, KKKK),mas confesso que DRACULA DE BRAM STOKER é meu favorito! Gary Oldman deu um show a parte como o personagem titulo!
AMO!