sábado, 7 de maio de 2011

Qual a relação do expressionismo de FritzLang do famoso Metropolis, com a nova sensação musical de Janelle Monáe?

Janelle Monaé - aqui sem seus famosos Smokings
"Música, moda, web ou quadrinhos - De alguma forma, você esbarrará em Janelle Monaé."
E para não reclamarem que só falo de Madonna , Depeche Mode e música antiga, hoje resolvi postar algo bem ATUAL!



Comédia!!!
"Essa americana de 25 anos é uma artista, completa, e está mudando a forma como a indústria fonográfica se relaciona com a arte!
Seu mais recente disco é uma mistura explosiva de rythm and blues, funk, soul, guitarras e suingue.
Mudou-se do Kansas para Nova York, atraída pelo desejo de uma carreira na Broadway, lá trocou o curso de teatro por música . Conheceu Big Boy, do duo OutKast, e participou do disco deles. 


                                                                                  Cena do filme Metropolis- 1927
"Uma ano depois, em 2007, lançou a primeira parte da saga de Cindy Mayweather. Sim, a inspiração   para esse miniálbum - chamado igualmente Metropolis -veio da ficação científica expressionista de 1927, de Fritz Lang. 





 A começar pela capa do álbum, com o cartaz do filme.

Mudando de assunto:
O expressionismo, segundo o Wikipédia: "O expressionismo foi um movimento cultural de vanguarda surgido na Alemanha nos primórdios do século XX.
O expressionismo plasmou-se num grande número de campos: arquitetura, artes plásticas, literatura, música, cinema, teatro, dança, fotografia, etc.
Surgido como reação ao impressionismo, frente ao naturalismo e o caráter positivista deste movimento de finais do século XIX os expressionistas defendiam uma arte mais pessoal e intuitiva, onde predominasse a visão interior do artista –a "expressão"– frente à plasmação da realidade –a "impressão"–
O expressionismo costuma ser entendido como a deformação da realidade para expressar mais subjetivamente a natureza e o ser humano, dando primazia à expressão dos sentimentos mais que à descrição objetiva da realidade. Entendido desta forma, o expressionismo é extrapolável a qualquer época e espaço geográfico. Assim, com frequência qualificou-se de expressionista a obra de diversos autores como Matthias Grünewald, Pieter Brueghel, o Velho, El Greco ou Francisco de Goya. Alguns historiadores, para o distinguir, escrevem "expressionismo" –em minúsculas– como termo genérico e "Expressionismo" –em maiúsculas– para o movimento alemão.[1]

 

Fotografia de August Sandes
Sobre a fotografia: "Os fotógrafos alemães criaram um tipo de fotografia baseada na nitidez da imagem e da utilização da luz como meio expressivo, modelando as formas e destacando-se as texturas."
 Sobre a música: "O expressionismo outorgou muita importância à música, ligada estreitamente à arte sobretudo no grupo Der Blaue Reiter: para estes artistas, a arte é comunicação entre indivíduos, por meio da alma, sem necessidade de um elemento externo. O artista tem de ser criador de signos, sem a mediação de uma linguagem. A música expressionista, seguindo o espírito das vanguardas, visava a desligar a música dos fenômenos objetivos externos, sendo instrumento unicamente da atividade criadora do compositor e refletindo nomeadamente o seu estado anímico, fora de toda regra e toda convenção, tendendo à esquematização e às construções lineais, em paralelo à geometrização das vanguardas pictóricas do momento." 
Quem quiser ler mais, deixarei os links e créditos no final do post.





Arrasouuuuu!

Eu querooooooooo!!!!!!!!!
Aqui no Met 2011 - A Famosa festa da Vogue Americana
Voltando ao assunto, de Janelle, ela está mesmo na moda - o seu figurino constante é o smoking preto, botas de galochas e sapatos oxford! Com pegadas de retrô e androgenia! 



Cenas do clipe Tightrope
Cenas do clipe Tightrope


Perceberam os "perseguidores com um espelho no rosto?
Sinceramente? Recentemente conheci o trabalho dela e fico feliz de ver que existe sim muita criatividade por aí! Vida longa a Janelle e curtam o clipe dela, do hit Tightrope . Ela dança num sanatório, um clipe cheio de signos! 

Quem quiser conferir uma cena do filme de Fritz Lang, Metropolis de 1927, cliquem aqui.

Fontes de imagens e pesquisas:
Revista Elle- Brasil - Dezembro de 2010
http://dolls.virgula.uol.com.br/
Googles imagens!











Nenhum comentário: