terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Dia do Fotógrafo: 08 de janeiro


Dia 08 de janeiro comemora-se o dia do fotógrafo, como fiquei alguns dias sem acessar a internet, posto somente hoje, pois sei que não me perdoaria se eu não postasse aqui essa data tão especial para mim e tantas outras pessoas que tem na fotografia a paixão, o hobby e/ou a realização profissional.

Para falar a verdade eu não sei como surgiu essa data, sempre que eu pesquiso não encontro respostas, aliás se alguém quiser verificar isso, estejam a vontade. Mas é fato que em nosso meio costumamos felicitar todos os colegas fotógrafos exatamente no dia 08 de janeiro.








Como o tema é o dia do fotógrafo, abordo o seguinte assunto porque sempre ouço muitas pessoas me dizerem que querem ser fotógrafos. Para ser um fotógrafo de verdade, não pense que é somente mirar a câmera fotográfica para alguma cena e apertar o botão de disparo, infelizmente com a onda digital e softwares de tratamento de imagem , ficou fácil ser "fotógrafo"... mas não é bem assim, aliás, não é nada assim, o fotógrafo, mesmo o amador que gosta de fotos, deve ter muito estudo, entendimento de luz, proporção, enquadramentos, técnicas de arte, sensibilidade para compor uma cena, observação e no caso de fotografar como trabalho, muitos estudos, mas muitos estudos mesmo e bons equipamentos.
 
A frase célebre de Bresson já nos diz: "A fotografia é 1% de inspiração e 99% de transpiração". Portanto se você quer ser fotógrafo, prepare-se para estudar muito e investir em equipamentos que são caros! Mas com muita garra, estudos, planejamento , ética e determinação, você chega lá!






Ser fotógrafo é maravilhoso, poder registrar momentos tão importantes de seus clientes e principalmente receber elogios, é sensacional. É graças aos fotógrafos que construímos parte de nossa história e é graças a nomes internacionais que construímos muito da história mundial.

Imagens de fotografia temos milhares, ou seriam bilhões? As imagens aqui postadas são de importantes fotógrafos de fama internacional , e cada imagem tem seu enfoque, seu estilo, pois existem dezenas de vertentes da fotografia. Por exemplo: a jornalística, natureza, publicidade, moda, entre outros. Postarei as imagens de alguns grandes fotógrafos de reconhecimento mundial:
Henri Cartier-Bresson (francês , estilo fotojornalismo - é dele a foto do homem pulando);
Sebastião Salgado (que orgulho, brasileiro, estilo fotojornalismo - é dele a foto da menina);
Araquém Alcântara (outro brasileiro, fotógrafo de natureza - é dele a foto da onça ),
Oliviero Toscani (italiano, famoso fotógrafo publicitário que criou imagens polêmicas da Benetton , diretor da Fábrica, famosa escola de fotografia publicitária na Itália- a foto polêmica é dele, rs);
Richard Avedon (americano, precursor da foto de moda e grande referência até 2004, quando faleceu - é dele a foto da modelo com a caveira );
E por fim, em uma homenagem a mim mesma:
Giovanna Batista (fotógrafa especializada em books, iniciando na foto de moda, sou de Goiânia e que ainda quero dar muito o que falar e fazer ótimas e excelentes imagens, o resto é consequência. A última imagem é autoria minha)
Obs: mil perdões pela pretensão, não quero me comparar aos Deuses da fotografia, imaginem, é só mesmo uma descontração e homenagem de amor a mim mesma, risos...

Salve-salve 08 de janeiro, dia do fotógrafo! Parabéns aos verdadeiros fotógrafos e aqueles que amam a fotografia e a adota como hobby!

Nenhum comentário: