segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

O Book é o curriculo do modelo!

Creio que não seja segredo para ninguém que o modelo para conquistar bons trabalhos precisa de seu material de fotos, famoso como Book!

Clique na foto para ampliá-la
 Porém o que muita gente não sabe é que o tipo de material de fotos é bem peculiar, nada de querer "enfiar" as fotos do seu álbum de 15 anos ou aquele book feito em estúdios de shoppings e grandes centros comerciais, que é um tipo de álbum mais popular, ou pior, as fotos que você ou aquele tio metido a fotógrafo faz porque comprou uma máquina melhor e sabe mexer no photoshop, isso é simplesmente perda de tempo. O melhor é  procurar  uma boa agência, eu disse boa (fuja da picaretagem)!!!

Vou dar algumas dicas para que você entenda como é um bom Book de modelos e não gastar tempo e dinheiro atoa!

1º) Procure uma boa agência, essa irá encaminhá-lo para um(a) fotógrafo(a) especilizado em books, e é isso que faz diferença, existem fotógrafos maravilhosos, mas que não conseguem fazer um material de moda, pois além dos cuidados técnicos da fotografia, é obrigação do fotógrafo de books de modelo, entender de moda, maquiagem, cabelo e claro, do mercado de modelo!

2º) É essencial que antes de fotografar haja uma orientação do fotógrafo ou do booker da agência sobre os preparativos para o dia das fotos! Como dormir, o que comer no dia, exercícios e truques para que você saia bem na foto(literalmente). Isso é fudamental, não pense que é perca de tempo ou besteira, é importantíssimo.

3º) Detalhes de como será seu book, se terá pasta, fotos impressas, quantas fotos o tamanho, se a pasta ficará com você ou com a agência, ou se terá só o CD com fotos, se as fotos terão tratamento de imagem, se maquiagem, cabelo, roupas e produção é por sua conta ou por conta da agência! As fotos serão divulgadas em site? Será feito seus composites, enfim, todos esses detalhes devem ser combinados com antecedência!
Obs: O que define isso é o valor pago, evidente que quanto maior o valor, mais serviços agregados. No caso da Circuito fazemos questão de incluir maquiagem, pasta com fotos, tratamento de imagem, composites, divulgação de fotos nas redes sociais da agência e sites, composites e auxílio de produção!
Obs 1: A pasta, tamanho de fotos, tratamento de imagem segue um padrão, que é usado em todas as grandes agências do mundo!

4º) Dica: Atenção, por melhor que seja a agência, fotógrafo e toda equipe emvolvida nas fotos, cabe ao modelo fazer a sua parte! Portanto treine bastante poses, expressões de rosto em casa, leve isso a sério, não ache que isso seja uma besteira! Faça a sua parte, afinal de contas é você que será "vendido" (no bom sentido) as empresas para comerciais, fotos e/ou desfiles! Um site maravilhoso, referência para todos os profissionais do mundo da moda é o www.models.com
Obs: Acho que o modelo tem que fazer um bom curso na agência antes de fazer seu book. Fuja de agência que de cara já quer fazer seus book, principalmente aqui em Goiânia.

5º) No dia das fotos, esteja calmo e confiante. Pensamento positivo! Toda a equipe deve te tratar SUPER BEM, o fotógrafo tem que ter paciência e muito respeito com você!
Obs: Maquiagem, cabelo e roupas devem ser produzidos pelo fotógrafo ou sua equipe! A linguagem de moda, muitas vezes não é bem compreendida pelos leigos, então confie na equipe, no fotógrafo, deixe que ele te produza! Outra coisa, peça a sua mamãe, ou papai que faça o mesmo, aliás, evite levar muita gente no dia das fotos, no máximo uma pessoa, e é demorado, leva-se em média umas 4 horas de trabalho! Mostre desde cedo que você confia no trabalho de sua agência!

6º) Tudo pronto agora é hora de clicar, cabe ao fotógrafo te orientar, ensinar truques, mas mostre alguma iniciativa, varie nas expressões de rosto, nas poses, não há nada mais broxante que um book, onde o modelo está com a mesma carinha em todas as fotos! Se deixe levar pela sessão, se sinta bem, feliz, otimista!

7º) Terminada a sessão, agora é aguardar seu book ficar pronto, a agência terá muito trabalho pela frente! Escollher as fotos, sim, isso é um trabalho da agência ou do fotógrafo que sabem bem o que é uma foto vendável, mas com certeza serão as mais bonitas, tecnicamente boa, você bonito e fotogênco. Depois é hora do tratamento digital, imprimir, montar pasta, colocar as fotos nas redes sociais e a agência encaminhar suas fotos aos clientes, sim é obrigação da agência correr atrás de trabalhos para você, mas lembre-se é sua obrigação se cuidar, ter respeito com sua aparência, expressividade, correr atrás de melhorar sempre cuidando do seu corpo, fazendo um curso de teatro, enfim, correr atrás também! O mercado é muito corrido e quem fica parado, come poeira!!!

Vamos ver o exemplo de um book?

Os dois  books abaixo foram feitos recentementes, os modelos são Rhafaela Cerqueira de 15 anos, estilo comercial, 1,72 de altura, já ganhou concurso de Miss em Goiânia e é muito profissional,  e o menininho com cara de anjo: Isaac, ele tem 04 aninhos! 

Com o tempo e os trabalhos o modelo agrega fotos de outros trabalhos em seu book, quanto mais trabalhos, mais oportunidades! 





Nenhum comentário: