segunda-feira, 14 de março de 2011

Como é a moda Glam Rock, e o que é que Depeche Mode tem haver com isso?


   Saiu no New York Times uma matéria muito especial para mim, uniu meu amor pela moda e pelo Depeche Mode. A matéria fala dos vovós do Glam Rock, um estilo musical e visual iniciado na década de 70.

   O estilo Glam está nas últimas tendências de moda por agora.  Prova é esse editorial do New York Times com o vocalista  do Depeche Mode: Dave Gahan.

   A principal referência do Glam Rock é David Bowie, principalmente com o seu trabalho Ziggy Stardust, lançado em 1972 pela RCA. Pra quem não sabe, Ziggy Stardust é uma mistura de 'modanamúsica', com o estilista Yamamoto, Bowie criou o personagem inspirados no filme Laranja Mecânica." Kansay Yamamoto é japonês e tem como a irreverência sua base de trabalho. Para os nacionalistas de plantão, Secos e Molhados foi uma grande referência do Glam Rock brasileiro!
   Exemplos de looks: calças super coladas de vinil, couro, lycra, peitos a mostra com camisas e coletes, blusas com muito brilhos bordados, plataformas altas, maquiagem pesadas, muitos cílios postiços, purpurinas, batons, lantejoulas, paetês, assim eram os trajes elétricos dos cantores. Eram os tempos da androginia e do glamour e suas músicas agitadas de rock n’ roll.



                          
Modelo Circuito usando estilo Glam Rock


   O editorial do NY, trás as fotos com artistas consagrados desse movimento:  Dave Gahan , Iggy Pop, Lou Reed, Nick Cave, Ray Davies, Bryan Ferry, Michael Stipe, David Johasen e John Doe foram fotografados com grifes famosas, alguns não necessariamente estão no estilo Glam, estão apenas representando um movimento que foram precursores, só lamento a falta de David Bowie, ou um erro enorme ou o cantor não pode ou não quis, vai saber! As fotos são de Mikeal Jansson e a produção é de Bill Mullen. Mas vou postar somente a imagem de David Gahan.

   Na foto acima, Dave veste paletó e calça Cavali, camiseta Tom Ford e bota Jewelry.

Créditos: 
Fontes Wikipédia, os blogs: “Mexo Cas Moda Tudo,” Of the Moda e Moda na música. As imagens são de buscas do google imagens, em especial, a do modelo masculino é de Ronald Luv, a fotografia da modelo de calça preta e blusa prata é de Giovanna Batista e de Dave Gahan é do já citado Mikeal Jansson.

8 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Muito bom, Giovanna! ;)

O Glam Rock influenciou e sempre influenciará.

(Marcel Koury)

Laine disse...

David Bowie com seu estilo camaleonico de ser influenciou a música de tal forma que a música passou a ser ADB e DDB! Sou fã das perfomances de Mr. Bowie! Sinto um pouco dessa perfomance em Martin Gore...

Unknown disse...

Giovanna, REALMENTE adorei o texto e o espaço!

A música, como é sabido por todos, é MUITO MAIS do que apenas sons, mas uma simbiose perfeita com a imagem.

Quero ler mais. ;)

(Marcel Koury)

Giovanna Batista disse...

Obrigada, amigos lindo de viver!

Morgana Araujo disse...

oi Gio, parabéns pela postagem, o engraçado que essa semana mesmo estava lendo uma reportagem de uma revista local daqui sobre essa moda que vai voltar com tudo.

Giovanna Batista disse...

Pois é, fazia tempo que eu não ouvia falar do estilo Glam, tomara hein? Curto muito! rsrsrrss

Laine disse...

Gio, realmente o blog ficou fenomenal, como dizia aquele personagem de folhetim da Globo! kkk Espero ver mais posts tão interessantes como estes!