quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

08/01 dia do fotógrafo. Homenagem a Henri Cartier-Bresson

Ontem foi o dia do fotógrafo (08/01) e eu fiquei tão emocionada com tantas felicitações, percebi como as pessoas admiram o nosso trabalho. 

É admirável mesmo a fotografia, não é atoa que eu tenho um carinho muito grande por nomes consagrados da fotografia, já falei sobre alguns aqui no blog como Anton Corbijn - aqui - , Terry Richardson - aqui - e um pouquinho do Bresson tambeḿ - aqui. 

Considerado como o pai do fotojornalismo: Henri Cartier-Bresson é sem dúvidas referência para 11 em cada 10 fotógrafos profissionais.
Jovem ainda,   foi para Paris estudar artes, ele nasceu  na França. Numa viagem a África e vítima de uma doença, redescobriu (quando criança já se aventurava a fotografar) o amor pela fotografia.
 
Foi literalmente um grande guerreiro na segunda guerra mundial, foi convocado soldado, foi preso, conseguiu fugir e se uniu a Resistência  francesa.

" Quando a paz se restabeleceu, Cartier-Bresson, em 1947, fundou a agência fotográfica Magnum junto com Bill Vandivert, Robert Capa, George Rodger e David Seymour "Chim". Começou também o período de desenvolvimento sofisticado de seu trabalho.

Revistas como a Life, Vogue e Harper's Bazaar contrataram-no para viajar pelo mundo e registrar imagens únicas. Da Europa aos Estados Unidos da América, da Índia à China, Bresson dava o seu ponto de vista especialíssimo.
"

No dia 02 de agosto de 2004 o mundo perde esse  gênio da fotografia. Sua carreira é extensa há muitos feitos, mas o maior de todos eles é o  seu talento inquestionável.  As  imagens abaixo, falam por si.

Fonte: Wikipédia

Bom meio de semana;

Giovanna Batista.















Nenhum comentário: