sábado, 18 de junho de 2011

O Verão 2012 do SPFW

Pessoal, estou muito feliz de estar em São Paulo andando "pra baixo e pra cima", vivendo experiências boas: profissionais e pessoais.

Estou aprendendo muito sobre moda, eventos, assessorias de imprensa, fotografia e com a cabeça a mil para colocar em prática novos projetos que já venho pensando a muitos meses, aguardem, o segundo semestre está chegando!

Hoje fotografei lojas na Oscar Freire e na Augusta, achei uma loja ótima, fiz comprinhas, vocês não acreditam no casaco vintage setentinha que eu comprei! Um sonho! Depois blogo aqui, e por fim, fiz uma "boquinha" no lugar que frequento e recomendo sempre que venho a São Paulo, e não é nada de Jardins e nem Zona Sul, fica no charmoso Centro velho de São Paulo, o lugar é um sonho, fiz muitas fotos: Café Girondino, vocês vão ver as fotos em breve.

Resolvi colocar um resume de alguns dos desfiles do SPFW, alguns eu assisti a maioria não!Quem manda ser uma "Zé ninguém", hahahahaha.... Amanhã é o último dia e estarei lá, para mais novidades!

Vamos as fotos e informações de alguns desfiles e saibam mais do que vem por aí para as estações primavera e verão 2012!

Obs: Preparem-se é um post longo, Cavalera e Colcci já citando no blog, por isso não coloquei e como disse, não são todas as marcas e estilistas que estão aqui!



Muito azul minha gente, não disse?
Animale (Perdão por não ter foto dos looks, depois coloco)
Inspiração: Sul da França, Côte d'Azur, o estilo provençal e veleiros
Tecidos: Gaze de seda, linho puro, linho com seda, couro dupla face, couro com découpage floral e crochê
Formas: Soltas, comprimento midi
Cores: Variações de azul (do turquesa ao índigo), lavanda, branco, off-white e cinza
Estampas: Florais criados a partir da découpage em couro e grafismos miúdos
Fonte: Uol

Tufi Duek






Tufi DuekInspiração: Arte tribal indígena
Tecidos: Tecelagem tecnológica com fibras naturais, técnica de cestaria, látex
Formas: Vestidos, saias e tops levemente estruturados; tangas; comprimento curto; decote nas costas, calças justas com leve volume na boca. Miçangas de tamanho médio
Cores: Laranja, preto, limão, vermelho urucum e bege
Nota da editora: Estrutura nas formas e desenhos tribais nas estampas e nos bordados de miçanga são as palavras de ordem da Tufi Duek do estilista Eduardo Pombal. Sensual sem vulgaridade, com informações que vão além da intenção de seduzir, a coleção traz ainda referências nacionais da tribo do Xingu para uma moda muito contemporânea e sofisticada. (Carolina Vasone)
Fonte: Uol


Samuel Cirnansck - AMEI O MAKE!



Samuel Cirnansck
Inspiração: Fetiche
Tecidos: Cetim, musseline, organza, gazar, tafetá, shantung, cetim pesado, cetim duchese, tule point d'esprit e rendas bordadas, além de látex, tecidos resinados e couro sintético
Formas: Longos, ajustados no corpo e com saias fluidas em A
Cores: Amarelo, rosa, azul, preto, branco e off white
Direção criativa: Samuel Cirnansck
Ele se diverte com noivas fetichistas e geometria sexy 
Fonte: Uol







Reserva

Amamos...









Reserva
Inspiração: "A dor e a alegria do começo do fim da utopia marxista em Cuba"
Tecidos: maquinetados em algodão, mistura de linho, flamê e malha, jacquard de voil, tricoline encerado, tricôs, sarja e jeans
Formas: comprimentos curtos estilo quimono, ganchos alongados e bolsos exagerados
Cores: azul royal, cáqui, verde bandeira, marinho, off white, vermelho, azul turquesa e verde musgo
Estampas: nota da moeda cubana, bandeira de Cuba, listras e xadrezes
Direção criativa: Rony Meisler
Estilo: Sue Rocha, Priscila Amorim, Claudia Hissa, Paulo Jardim, Rodrigo Curi, Tiago Mafra e Monah Pressato
Styling: Felipe Veloso
Direção de desfile: Wan Vieira
Trilha Sonora: Felipe Venâncio
Beleza: Celso Kamura
Cenário: Clécio Regis

Nota da editora: A inspiração em Cuba e a crítica ao regime ditatorial apareceram mais no cenário - o melhor do primeiro dia do evento, feito em madeira, com bailarinos da escola de dança Studio 3 como soldados, charutos cubanos e uma imagem de Che Guevara recortado ao fundo, com nariz de palhaço dourado - do que nas roupas, o que não impediu que a coleção merecesse atenção dos homens. No mundo da roupa masculina, tudo muda muito devagar e os homens costumam torcer o nariz para quase tudo que seja um pouco diferente. Por isso, os blazers estampados, as bermudas de linho e também as estampadas, embora não sejam novidade, caem bem no próximo verão, com boas combinações de cores e estampas divertidas e bem sacadas. As calças tipo saruel podem ser um pouco demais para a maioria, mas também merecem atenção. Supercomercial e vendável, não há desculpa para a coleção não ir para as lojas (o que acontece muito no caso da Reserva) (Carolina Vasone)
Fonte: Uol
Tema: Cuba Libre?

Materiais: Linho, tricoline encerado, tricô de rayon, jacquard de voil, sarja, jeans

Cores: Azul royal, marinho, off White, verde bandeira, verde musgo, cáqui, vermelho e turquesa, e muitas estampas, como a em tons de verde que remete ao camuflado, muitas listras e xadrezes

Formas: As formas militares perdem a rigidez nas formas e nos materiais. As calças são amplas e mais curtas; nas camisas as golas são mais curtas e há muitos bolsos, tanto na parte de trás dos paletós quanto nas calças

Highlights: A performance montada pela Reserva, em que atores  com roupa militar e nariz de palhaço, enrolam charutos sistematicamente, quase passa dos limites de “sátira ao conceito da ditadura” para a tiração de sarro, mas foi uma maneira de mostrar, junto à coleção, o que Cuba tem de melhor e de pior. Muitos básicos para o verão masculino, com paletós estampados e coloridos, diversas opções de bermudas e ótimas calças, essas o destaque da coleção, com modelagens amplas e barras mais curtas, que até as mulheres vão querer usar.
Fonte: FFW


Alexandre Herchcovitch



Óculos já mostrado na coleção passada




Alexandre Herchcovitch
Tecidos: Cetim, Xantung
Cores: Dourado, rosê, amarelo, vermelho, preto
Estampas: Floral e bordados
Direção criativa: Alexandre Herchcovitch
Cores: amarelinho, rosa pálido, bege, azul claro, vermelho e preto
Formas: Silhuetas dos anos 40, 50 e 60 aparecem na coleção, que traz vestidos secos ou com saias rodadas, sempre com a cintura marcada e o comprimento acima do joelho.
Highlights: Após a temporada de Inverno, em que mostrou uma coleção escura e densa, Alexandre Herchcovitch apresenta um verão fino, para não dizer rico, e extremamente feminino. Vestidos de cetim em tons pastel e perolados, lisos ou com bordados preciosos feitos à mão, pontuam o desfile. Quando você acha uma peça bonita, logo aparece outra mais linda ainda e assim segue a apresentação. No meio, um ou outro maiô/body com estampa floral, que faz a ligação entre as roupas e o universo da lingerie que o estilista vem explorando com esperteza. As formas que vêm dos anos 50 destacam-se pela feminilidade e praticidade, mas mais belo ainda são os vetidos com tecidos que imitam a ação do tempo e sofrem delicadas alterações de cor. E mais especial ainda, são os bordados manuais com minicristais, que enriquecem a coleção e resultam em uma série de vestidos de tirar o fôlego. E tudo ao som de uma trilha com "If You Leave", do OMD, e a clássica "Planet Rock", do Afrika Bambaataa.
Fonte: Uol e FFW
Alexandre Herchcovitch

Modelo grisalho e mais maduro - charme





Uma estranha no ninho?

Beleza a La Grunge


Styling: Mauricio Ianes

Trilha: Max Blum

Tema: Caça, pesca, camping

Cores: Cáqui, rosa, vermelho, com pontos de laranja e lima

Highlights: Alexandre fez um desfile intimista, para menos de 200 pessoas, na Lado B, anexo da loja MiCasa. Não fosse a luz forte de passarela e as paredes de concreto, poderíamos ser transportados para o meio de uma floresta, pisando em folhagens e, mais tarde, pós-chuva, em poças d´água, barulhinhos que fizeram a trilha da apresentação. O melhor de tudo, esses novos caçadores, usam muito vermelho, rosa, lima e estampas florais, em peças utilitárias, como casacões, coletes e trenchs cheios de bolsos e zípers. E lindos, peças-desejo de algumas das mulheres que assistiam ao desfile. Na plateia, os convidados brincavam que eram roupas que levavam a vida junto, por conta da quantidade de espaços. As calças cáqui aparecem arregaçadas e até os sapatos viram galochas urbanas, com proteção plástica contra água. Boas também as camisetas rosa e lima (cor que não para de aparecer na estação) em um nylon bem fininho. O jogo de cores e a combinação de tons neutros com estampas são lindos, coisa que Alexandre domina tão bem. Aqui tem roupas para o ano inteiro. E não só para seus dias na cabana.


Movimento
Esse foi o desfile que eu perdi, com convite na mão, conforme relatei minha sina: aqui


Cordas, foram vistas na Colcci e Herchcovicth










Direção de estilo: Tininha da Fonte

Estilo: Tinha da Fonte e Alice Viriato

Direção do desfile: Zee Nunes

Styling: Pedro Sales

Beleza: Daniel Hernandez

Trilha: Zé Pedro

Tema: O movimento da cor; a arte, especialmente o universo da pintura

Materiais: Tecidos tecnológicos com alta elasticidade, combinados a materiais naturais

Cores: Verde, laranja, vermelho, amarelo, rosa, combinados a preto e branco

Formas: Biquínis com cintura alta e maiôs recortados

Highlights: Leve, fresco e despretensioso é o Verão 2012 da Movimento, que apresentou uma coleção inspirada no universo das artes e da pintura com uma colaboração especial: a de George Barbosa, artista plástico de Pernambuco que criou estampas feitas à mão exclusivamente para a marca. Em um clima natural, com cenário de madeira e música gostosa de ouvir, as modelos desfilaram biquínis (relativamente) comportados, alguns com cintura alta e detalhes de babados. Foram apresentadas também várias opções de saída de praia, em conjuntos alinhados e shorts de todos os comprimentos. Os destaques da coleção, porém, foram mesmo os maiôs: estampados ou lisos, eles vieram recortados e com amarrações nas costas, bem naquele estilo comportado pero no mucho.

Fonte: FFW




Glória Coelho







Glória Coelho

Direção e produção: Graça Borges

Direção de passarela: Augusto Mariotti

Styling: equipe Gloria Coelho e Diego Del Rio

Beleza: Fabiana Gomes (make) e Wanderley Nunes e Ricardo Rodrigues para Studio W (cabelo)

Trilha: Max Blum

Tema: “roupas com energia de amor e intenção de cura, roupas que curam”; X-Men; “anos de 1967, 1968, 1969, 1979 e 2011”

Materiais: cetim de seda, lã fria, couro, nylon bordado, tafetá, organza bordada com paetê, sarja

Cores: preto, cinza, laranja, amarelo, azul, verde, rosa, gelo, vermelho, nude, camelo e off white

Highlights: Gloria desvia do rumo que vem traçando há muitas temporadas e deixa seus exercícios arquitetônicos de lado, mas mantém as formas retas e geométricas. O destaque da coleção é o trabalho com couro, coqueluche da estação, por sinal. Esse material tem se mostrado super versátil e usável até mesmo no verão. Aqui, ele aparece tingido de diversas cores e com textura fina, seja nos vestidos e paletós com recortes inesperados ou cortado em tiras, nas saias e vestidos, cobrindo malhas justas coloridas ou bordadas de mini-cristais, resultado em um jogo de esconde-esconde colorido. 


Maria Bonita

Os azulejos de Portugal









Bocas coloridas no Beauty

Fios de OURO são as alças!

Maria Bonita
Direção criativa: Danielle Jensen

Desfile e cenário: Daniela Thomas

Styling: Pedro Sales

Beleza: Celso Kamura

Trilha: Dudu Dub

Tema: “o rio que corre de Portugal e deságua no Brasil”

Materiais: Linho, tricô com seda e linho com malha

Cores: Crus, brancos, com pontos de azul, mostarda

Highlights: A emocionante “Fado Tropical”, de Chico Buarque, abre o desfile. Perfeita para sonorizar uma coleção igualmente emocionante. Danielle Jensen, mais uma vez, apresenta um trabalho instigante e de beleza óbvia, e sim daquelas que percorre caminho mais difícil, mais pensado e muito sensível. Para os felizardos que se identificam com essa estética, há um belo trabalho de pesquisa de materiais e de desenvolvimento, assim como é interessante a forma como eles se misturam. Tudo parte das tradições da artesania portuguesa, como a azulejaria, os bordados e a tapeçaria arraiolo, feita à mão. Sob as mãos de Danielle, tudo fica com jeito de Brasil, com o nosso jeito, e fala de conforto, de acolhimento, de frescor, de natureza, de tranquilidade. Entre os destaques, estão as delicadas alças de fio de ouro que sustentam vestidos e o trabalho dos recortes a laser que deram leveza e respiro às peças da coleção.
NEON
Que BELO!!!














Estampa étnica
Neon
Direção criativa: Dudu Bertholini e Rita Comparato

Styling: Dudu Bertholini e Rita Comparato

Beleza: Lau Neves

Trilha: Aline Taleban e Rita Comparato

Referências: Bauhaus Tropical, Balneário, étnico, , rústico sofisticado

Materiais: Linho, seda, zibeline, mistura de metal e palha de couro, foil e lycra cirrê

Cores: Verde, fúcsia, branco, off-white; estampa Charme Étnico, criada pelo jovem artista Rafa de Jota e estampas gráficas Listrado e Montanha

Highlights: Bauhaus Tropical é mesmo um bom nome para definir a coleção da Neon, que mistura formas retas, preto & branco, padronagens e estampas gráficas, shapes anos 60, com materiais naturais, perfume étnico, cores fortes e a leveza tropical de macaquinhos frescos e do lindo caftan usado por Cíntia Dicker. O início foi de cores marcantes e inspiração 60´s. A estamparia clássica da Neon entrou da metade para o fim em macaquinhos, calças, camisas e shorts, em um bom encontro de estampas que trouxe o ar étnico da coleção, além de agradar as clientes da marca obcecadas por sua estamparia criativa e exuberante. A marca se apresenta mais comercial e sem um foco único, já que passa por vários exercícios de proporções, formas e cores, vindas de influências e referências diversas. Há boas opções de peças usáveis para o verão, porém sem perder a mão e o humor. E claro, um desfile da Neon nunca é somente um desfile. Apresentada do lado de fora do Mube, debaixo de céu azul, a apresentação sintonizou o fashion people em uma energia vibrante, perfeita para encarar a reta final dessa maratona.
Fonte: Site FFW


Fause Haten









Fause Haten
Direção criativa: Fause Haten

Estilo: Renato Paiutto e Jéssica Oliveira

Beleza: Ricardo dos Anjos

Materiais: Couro de cabra, rendas, cristais, tafetás, fitas de algodão

Cores: Branco, rosa, amarelo, verde, coral

Highlights: Desfiles-performance são perigosos: se a coisa não convence e não envolve a plateia, a impressão negativa sobre o evento pode acabar amargando também a opinião das pessoas sobre a coleção em si. No caso da apresentação do Verão 2012 da FH, felizmente (para Fause e para os convidados), houve um casamento certeiro entre teatro e moda no desfile experimental idealizado pelo estilista. Com a proposta de trabalhar o silêncio e desconfigurar o tradicional vai e vem musicado da passarela, Fause pensou em uma performance em que as modelos entravam vendadas, andando com a ajuda de condutores discretamente vestidos de preto. A trilha também foi repensada para o evento, e uma narração que citava uma personagem “Clarisse, que dorme” era acompanhada apenas pelo som delicado de caixinhas de música, dessas de bailarinas rodopiantes.

A coleção em si dialogava com a narração por meio das vendas que cobriam os olhos das modelos e a modelagem tipo camisola e camiseta. Delicadas, as lindas rendas do desfile eram combinadas a materiais mais consistentes como couro, e salpicadas com cristais e brilhos bem fininhos intercalando transparência e peso. A apresentação teve clima de sonho e vulnerabilidade – mesmo nos looks de bota de couro tigh-high – e terminou com um “Acorda, Clarisse” quase sussurrado, ao que todas as modelos, distribuídas pela larga passarela, removeram suas vendas.




Adriana Degreas

Sônia Braga, arrasou!















Amamos!!!!




Adriana Degreas

Beleza: Robert Estevão

Tema: “O jeito chic de ser brasileiro”

Materiais: Viscose, seda, plumas, renda

Cores: Verdes, azuis, amarelos, dourados, cobre, preto

Highlights: Rica, muito rica – assim é a mulher do Verão 2012 de Adriana Degreas, que abordou o “jeito chic de ser brasileiro” buscando referências nos anos 1970 tanto nas formas (amplas, com cinturas altas e muitas peças de um ombro só) quanto nas musas: Maria Theresa Goulart, Eugênia Fleury, Rose di Primo, Carmen Mayrink Veiga – representada na passarela por sua filha Antonia Frering --, e Sônia Braga, que fechou a apresentação com poses, caras e bocas que arrancaram aplausos da plateia.

Um dos destaques da apresentação foram os próprios tecidos, especialmente os estampados. Desenvolvidas sob encomenda da estilista, as imagens variavam entre reproduções de telas à óleo do artista holandês Albert Eckhout até desenhos estilizados de plumas de araras, impactantes no kaftan de ombros transparentes que apareceu na metade do desfile. No geral, ponto para a sofisticação mantida mesmo nos abusados looks finais desta coleção de moda praia voltada para mulheres, e não meninas.



Nenhum comentário: