terça-feira, 27 de setembro de 2011

Deficientes visuais aprendem a fotografar no projeto "Ojos que sientem" !

Fascinante essa história, quando eu vi postada no blog Fotocolagem eu pensei: - que maravilha, não posso deixar de postar isso no meu blog, afinal um dos meus temas por aqui é a  fotografia!

Então pessoal, essa fotógrafa mexicana, Gina Badenoch,  abriu uma escola, a  "Ojos que sientem" (Olhos que sentem) especializada em ensinar deficientes visuais a fotografar cenas do cotidiano, sentindo as vibrações, sensações de luz, tato, através de técnicas que até eu fiquei curiosa agora. O resultado, são fotos belíssimas,  e a dignidade de mostrar e provar que todos somos iguais, mesmo com condições diferentes! Vamos ver?

"O deficiente visual Juan Antonio Hernandez tenta tocar uma flor para saber, pelo calor, de que lado a luz está batendo. Apesar de não conseguir enxergar, ele está aprendendo a tirar fotos na fundação Ojos que Sienten (Olhos que Sentem), na Cidade do México." 


O resultado de uma das fotos feita por uma das alunas do curso.
Eu tenho uma expressão que adoro usar e eu que criei: "Fotografar é a arte de ver com os olhos fechados" - acho que cabe bem nessa situação, veja que imagem fotográfica maravilhosa acima e feita por quem não enxerga como nós! Parabéns a professora, escola e alunos, o mundo precisa de pessoas assim.

Abaixo o vídeo:

4 comentários:

Lara Lima disse...

Que legal esse projeto,adorei o blog
bjos

Giovanna Batista disse...

Obrigada, Lara, emocionante não é mesmo? E a gente ainda reclama de algumas coisas e sempre os deficientes nos superando! Eita! Volte sempre, comente...

Mariana Leles disse...

E todos não somo realmente iguais embora tão diferentes?!
Adorei saber de um projeto como este!

Mariana Leles
Blog Adoro!
adorum.blogpot.com

taderbal disse...

fotografia!todos merecem!todos crescem!!