terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Você é criativo ou copia a criatividade???

Folheando a revista Elle de dezembro me deparei com uma foto de moda e uma produção “estranha” do qual a revista diz que podemos apostar na dica...(paletó simples de tricô e uma saia muito volumosa, em primeiro momento pensei: - será? Mas logo me ocorreu outro pensamento, uma resposta ao meu questionamento, basta a mídia especializada se encarregar de apostar nessa ideia e TODOS vão gostar e concordar... logo em seguida me ocorreu mais um outro pensamento: “-É, somos produtos da mídia mesmo!”

Fiquei reflexiva por um tempo, me questionando se especificamente as minhas ideias são originais mas não tem a força de uma grande rede midiática para suporte. Ou será que sou mesmo uma pessoa sem originalidade? E será que no mercado onde trabalho os profissionais criam ou simplesmente copiam por medo de serem criticados?

Ao acompanhar as edições do SPFW por exemplo, sempre me deparo com críticos de moda especializados, dizendo que no Brasil não há originalidade na moda e sim cópias. Apesar que nessas últimas edições, esses críticos estão suavizando esse tipo de comentário, e também acrescentam que “Fulano” ou “Ciclano” está buscando caminhos de maior originalidade em seus trabalhos.

Eu trabalho com uma das ramificações de moda desde meus 15 anos de idade, numa cidade cuja cultura ainda é “meio que” provinciana. No meu caso específico eu sempre gostei de fazer algo diferente (ou não, né?), e em muitos casos fui alvo de críticas, mas hoje folheando essa mesma revista me deparei com um editorial de moda que tenho vontade de fazer a algum tempo, na verdade uma ideia que tive e que está sendo tendencia de moda (inconscientemente, estou copiando!) já comentei com algumas pessoas e percebi uma certa “descrença” ... Fiquei indecisa e resolvi engavetar a ideia, mas hoje folheando a revisa pensei: “-Espera aí, por que não? Por que não ousar?”
E é exatamente isso que quero dizer com esse artigo, minha gente! Estamos muito presos em conceitos já existentes, em copiar o que as pessoas aplaudem de pé, não temos mais coragem de fazer algo diferente e de ousar!



Em 2011 vamos ousar mais, vamos copiar menos ( se é que isso é possível) e acreditar em nosso talento, em nossa dedicação, em nossa ética e profissionalismo ( infelizmente, tão em falta hoje em dia).
Vamos semear tudo isso, para que possamos colher excelentes frutos em 2011, e não me refiro só ao fruto da prosperidade não, me refiro ao fruto de termos orgulho de nós mesmos, de nos olharmos no espelho e dizermos: “-Você é o cara!!!!”
Sem se importar com o que os outros falam, acho que esse é o melhor reconhecimento, quando isso acontece de verdade, pode ter certeza que você é uma pessoa de TALENTO! De criatividade e ousadia!
Feliz 2011!

Obs.: Seja qual for a sua ideia, nova ou não ( e pra falar a verdade, o que é novo hoje em dia hein?), temos que estudar muito, ter bom senso e respeitar as técnicas já existentes da nossa especialidade, afinal os cursos de formação e experiências profissionais não estão aí atoa!

Acrescentando que hoje saiu um post meio parecido com esse nosso assunto no FFWBlog, vale a pena ler: aqui

Um comentário:

google disse...

por (SAMARA) : eitaaa, goostei !! é verdade copiar menus e ousar mais, agora esse vai ser meu leema uahsuhs, (concerteza isso é possivél basta a gente ter coragem, e ousar da nossa criatividade !! é simples !!(é sempr bom criar coisas novas i sim sem importar com que os outros pensam =D