terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

O Artista, sua moda e fotografia de cinema mudo. Grande vencedor do Oscar 2012!

É sabido que o cinema veio da fotografia, afinal os movimentos que se vê na telinha são feitos através da fotografia, cada segundo de movimento equivale a 24 quadrinhos fotográficos , pelo menos na época dos filmes analógicos, hoje com a era digital a coisa é diferente.

Como nosso blog fala sobre fotografia,  acho notável falar a respeito do filme vencendor do Oscar 2012:  O Artista que reverencia o cinema mudo, bem na era da analogia e clássico! Não vou me aprofundar na história do cinema, pulemos a parte dos irmãos Lumiere, de Thomas Edson e seus Cinematógrafos e cinetógrafos. Assim como na invenção da fotografia, o cinema teve vários inventores, uma sucessão de inventos e experiências que fez com que surgisse a tão enigmática e fantástica 7ª arte.  Fox, Universal, posteriormente a  20th Century e Fox Metro Goldwyn Meyer vieram logo no início do século XX e são até hoje grandes empresas do cinema mundial. 

No cinema mudo (afinal  o  som  não estava disponível), usava técnicas de gesticulações e legendas, nomes como Charlie Chaplin no EUA e outros, Nosferatus do expressionismo alemão (falamos do expressionismo aqui no blog) o cinema de vaguarda francês, Luis Bunel (parceiro do início de carreira de  Salvador Dali) do cinema surrealista espanhol e outros marcaram essa época tão clássica e importante do cinema. E foi em 2012 que O Artista, em plena era da tecnologia e digitalização ganhou 4 estatuetas do Oscar, sendo 3 os principais da noite: melhor filme, melhor ator (Jean Dujardin), melhor diretor. 

O filme se passa na Hollywood dos anos 20, onde o personagem principal George Valentin é uma das maiores estrelas do cinema mudo. No entanto com a chegada do cinema falado, sua sorte muda. Já a amiga Peppy Miller ganha notoriedade com essas mudanças. Os looks do filme são baseados na moda da década de 20, inclusive muito glamourizada, graças ao cinema mudo.

A década de 20: vestidos de silhueta tubular, com braços e costas a mostra, pele bem branca, boca bem vermelha e em formato de coração. Era das Melindrosas e do Jazz.  Cabelos cortados: o famoso Chanel, aliás corte que a própria estilista criou em si mesma e  já ditando moda na época.

Eu ainda não tive tempo de assistir ao filme, mas com certeza o farei em breve, mesmo não vendo o filme, mas por abordarem um trema tão clássico e cult em meio a tanta tecnologia, já acho muito merecido. Meus parabéns!

Observação: Desculpem a falta de post no blog, além de muitos trabalhos (graças a Deus) fiquei dodói, agora estou melhor!

Beijos e ótima semana!

Cartaz do filme




Cenas do filme com os personagens principais: George Valetin e Peppy Miller


 A foto acima é de Rodolfo Valentino, astro dos cinema mundo que depois entrou em decadência, seria a fonte de inspiração da criação do personagem George Valetin?????

 Essa é Gloria Swanson, grande atriz do cinema mudo, aqui num look clássico de melindrosa.

Cenas da entrega de prêmios no Oscar 2012 com o elenco do filme: O Artista


Um comentário:

Morgana Araujo disse...

foi bem merecido esse Oscar, tudo neste filme é perfeito, e o cachorrinho é um mimo a parte!!