quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Dicas para ser um modelo de sucesso e o perfil de uma boa agência.

Desde o fenômeno Gisele Bündchen, milhares e milhares de adolescentes querem ser modelo. Mas querer e mesmo querer muito não é o suficiente.

Primeiro vá atrás de uma agência séria, cuidado com os picaretas que existem no mercado e olha que tem agência linda, bem decorada e até com alguns trabalhos no mercado, mas o objetivo principal é somente arrancar dinheiro de pessoas simples e muito dinheiro, não sei como esse pessoal consegue dormir a noite, sinceramente. Já o que dizer de uma agência mal localizada, infraestrutura inferior que não é uma empresa séria, nem é preciso, portanto use seu bom senso e intuição e fique numa boa agência. E para finalizar esse assunto de agências ruins, ainda existe, as agências super glamorosas e até internacionais, com seus modelos trabalhando muito, mas  que fazem parte do crime organizado, principalmente o da prostituição e pedofilia. Não quero alardear e nem assustar ninguém, mas nunca é demais ter bom senso e saber exatamente onde ir ou colocar seu filho, sou mãe e sinto a importância desse zelo. Mas como identificar uma agência de modelos que seja integra? 

Darei algumas dicas, porque sim, permita-me dizer que eu  trabalho numa agência muito séria, autêntica e honesta, sei que é muito chato se auto-promover, mas quem conhece o meu trabalho sabe que não exagero, infelizmente, posso até descontentar algumas pessoas, que se brincarem querem ver o capeta, menos eu, hehehehe... Mas quero dizer que o candidato a ser modelo e até mesmo o modelo tem que fazer a parte dele, e disciplina e a paciência para "arrasar" no momento certo, faz parte disso. Infelizmente muitos modelos, são bem indisciplinados, mimados e sem paciência e quando a agência chama a atenção, eles não gostam. Ao longo do meu trabalho como orientadora do modelo, o famoso booker, já tive alguns problemas com isso. E agência séria, tem isso como característica, brigar (no bom sentido) com seu modelo, dizer que ele está engordando, enchendo o rosto de espinha, desfilando mal, com poses e expressões sem vida e sem graça. Dizer que não está se comportando bem, essas coisas, que sempre o booker vai mesmo pegar no pé, se você não gosta, então desista de ser modelo, pois ainda tem o maquiador, o produtor, o fotógrafo, a dona da loja de roupa, todos eles pegando e muito no seu lindo pezinho. Pense, quem é a pessoa que realmente se importa com você? Sim, exatamente, sua mamãe e ela sempre passa a mão na sua cabeça? Então, uma agência séria com certeza, vai ser chata com você, é pro seu próprio bem.

Se eu trabalho muito numa agência, e sempre tenho trabalho, significa que a agência é séria? Nem sempre, pois não é a agência que te arruma trabalho, são os clientes dessa agência que o fazem, óbvio que ninguém chega arrasando, a própria Gisele, demorou anos, para chegar onde chegou! No começo, e digo um começo bem longo de meses e até de anos, você está aprendendo: a se vestir,  a se cuidar,  a desfilar, fotografar, e com certeza é só com o tempo! Ah, e tomem cuidado com agências que não pagam o seu cachê, não passam o valor exato, faturando mais por trás, mas eu costumo dizer que confiança e respeito é crucial num relacionamento, seja ele de que natureza for.


Agora não adianta nada você fazer parte de uma agência séria, se você não faz a sua parte, portanto cuide-se, e cuide-se muito, creio que todos sabem que o modelo deve cuidar muito do seu corpo, pele, cabelo,dentes, sobrancelha, etc...

Na imagem abaixo veja o estilo ideal de modelo, me refiro ao cuidado na aparência. A cor de pele, formato de cabelo (desde que bonito) não interfere em nada.

Gisele Bündchen
Modelo Fashion, alto, as mulheres acima de 1,75, manequim 36, no máximo 60cm de cintura e 90 cm de quadril e homens, acima de 1,85, manequim 40. Em Goiânia, a maioria dos clientes preferem modelos de manequim 38, e alguns desfiles contratam modelos com menos altura.
Daria Werbowy

Já a modelo acima é o estilo comercial, um corpo mais sarado, mas cheio de curvas, sem barriga, bumbum empinado, cintura fina!

Corey Baptiste

Baptiste Giabcony

Meninos, vocês já repararam nas barrigas de tanquinho dos modelos famosos né? Malhem, ok? Todos os dias, mas cuidado para não virar um Gogoboy! rsrsrs
Diego Miguel
 Ele é brasileiro e está entre os 50 mais famosos do site Models.com


Expressividade - o modelo tem que saber vender o produto: roupa, maquiagem, bijouteria, margarina,carro! É pra isso que o cliente te contratou, não foi por causa da sua bondade como ser humano! Portanto leve a sério seu trabalho, quem tem que aparecer é o produto e não você, ser modelo vai muito além de ficar bonito, colocar foto sua no facebook para seus amigos curtirem. Por falar em ficar bonito, existem algumas produções, principalmente de fotos de moda e desfiles bem estereotipadas, as chamadas conceituais, e mesmo que você ache tudo aquilo ridículo e engraçado, haja com naturalidade e faça o seu trabalho.
Gisele não é mais um top, ela é um ümber, título criado para ela, e hoje ela é uma celebridade do mundo da moda, acho as expressões dela nas fotos fantástica e ela consegue sempre ser uma nova modelo em cada foto, o que é fascinante!


Rachel Zimmerman, ela também é estonteante nas fotos, dá até aulas de fotogenia, hehehe...


Achei a expressão dessa modelo perfeita, dramática! Dica: Faça curso de teatro!!!

Sean O'Pry
Que expressão desse modelo da foto acima, ele só é o 1º do Racking internacional de modelos do site Models.com, faça desse site seu site favorito, se você é modelo! Quem sabe um dia você não vai estar lá!


Benjamin Eidem - número 33

Charlie Timms

David Agbodji número 8 no Racking

Anthon Wellsjo número 21 do mundo


Postura e andar, essêncial, saber andar, sentar, saber se portar numa passarela, estúdio de fotos, é o que realmente importa, tenha certeza disso.

Saber se comportar, a época do "BB", bonito e burro já foi, o modelo tem sim que ser inteligente, saber conversar, segurar uma taça, saber se comportar num ambiente mais formal, evitar assuntos desagradáveis, risadas altas, é muito importante se ater a esses detalhes.

No mais, ainda existe muita coisa que define um modelo sério e uma agência séria, mas só querer e ter força de vontade é insuficiente. É preciso realmente levar a sério e até mesmo se sacrificar pelos seus objetivos, e isso não é só no mundo dos modelos, também existe em qualquer profissão: cuidados, sacrfícios, gente do bem e gente do mal.

Recado para os modelos da Circuito Fashion

Estamos há 20 anos em Goiânia, por nós já passaram muitos modelos e muitos clientes, conseguimos descobrir modelos famosos de Goiânia, clientes famosos e até internacionais já fecharam contrato conosco, mas também aconteceu de modelos não prosperarem, de clientes não nos contratarem, afinal, ninguém é perfeito. Mas uma coisa é certa, aqueles que realmente levam a sério, focam, tem paciência, vão a luta, conseguem! Agora em 2012, temos muitos projetos que envolverão nossos modelos, mas é preciso que vocês façam direitinho a lição de casa! Não me decepcionem, ok? E que venha os muitos e bons trabalhos de 2012!



Mas se  você não acredita muito em mim, acredite no que os grandes profissionais falam, nesse vídeo o fotógrafo é o Rogério Mesquita, fui aluna dele, rsrsrsrs.... Vamos ver?


Beijos Gio;

Imagens: Models.com, House of Models. Video Elle - Youtube.



4 comentários:

Fayllon disse...

Parabéns pelo post, realmente é uma alerta pra todos, que querem seguir esta carreira, e deixa de lado seu orgulho quando alguem lhe da uma bronca ou lhe fale um não, isso faz parte da profissão!
O video fala tudo.

Parabéns Gio!

kellycristinaesilva@gmail.com disse...

Amei as dicas,muito bom esse post,aprendi muitas coisas.Parabéns

Kelly Cristina

Amanda Almeida disse...

Ótimas dicas Giovanna, muito obrigada! Você tem toda a razão, todo mundo tem que fazer a sua parte e não achar que tudo depende da agência.
Adorei o blog, beijos.

Suele disse...

Muito boas as dicas, gostei muito do post, é ótimo para quem é modelo e para quem quer ser.
Obrigada e Parabéns Gio!
Suele.